quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reconhecendo Cartucho Pirata de GBA sem precisar abri-la.

Esse post tem o objetivo de alertar os amigos colecionadores que possam ainda ter alguma dificuldade em reconhecer cartuchos piratas de Gameboy Advance, bem como jogadores casuais e novos no colecionismo de games. O Nintendo Relic de forma alguma apoia a pirataria, bem como não compra intencionalmente artigos do tipo, o exemplar em questão foi um "brinde" na compra de uma GBA pela internet. O vendedor dizia no anúncio que viria um "brinde original", mas nas não foi o que ocorreu. Trata-se de uma cópia do clássico Mario Kart Super Circuit, que para os desavisados pode passar como original. Então vamos confrontá-las!

A Caixa

Primeiramente analisamos a parte frontal. Sabe qual é a original?A verdadeira é a caixa da esquerda. Atente primeiramente para a presença do selo indicativo de faixa etária do jogo, bem como o selo da Nintendo abaixo dele. Na versão pirata essas marcas não estão presente ( mas pode ser que em alguma paralela os malditos atentem para isso). Outro fator interessante é o tamanho da caixa; note que a pirata é menor, pouca coisa, que a original. Atente-se também para a coloração da caixa. A original possui tons vivos e textura fosca, enquantoa pirata possui textura brilhante e colaração embassada denunciando a impressão precária.




Ainda na análise das caixas notamos novamente a ausência do logo da Nintendo na parte lateral da caixa pirata (cima), além da mesma parecer mais larga que a original e ter aquele brilho antes mencionado.





O Conteúdo


No interior das cias notamos diferenças no que diz respeito ao conteúdo. Na versão original temos o manual, livreto Gameboy com especificações e encartes promocionais que podem variar de acordo com a versão de sua fita (americana, europeia, brasileira-gradiente). Na versão pirata temos apenas uma cópia fraquíssima do manual. Chega a ser cômico a diferença de espessura do manual original para o paralelo.




O Cartucho




Os cartuchos também podem ser diferenciados já externamente. O original possui o label mais claro, com impressão mais nítida . Atente-se para a presença da etiqueta indicativa de faixa etária e para o posicionamento do Logo Nintendo no centro do Label e do Selo Nintendo no canto. Na versão pirata não  temos o selo indicativo, o logo Nintendo é pequenoe no canto e o SELO NINTENDO que é oval, na versão pirata eh um círculo perfeito. Note novamente a baixa qualidade da impressão do Label assim como na caixa.

O cartucho da esquerda, original, possui o plástico num tom de cinza mais claro que o falsificado. O parafuso tradicional da nintendo tabém possui melhor acabamento e simetria, no pirata percebe-se a deformação no mesmo. Além disso a parte traseira do cartucho original possui uma textura levemente rugosa, enquanto no pirata essa rugosidade é mais acentuada.





Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas se um cartucho é original ou não, poderá abri-lo com uma chave especifica para esses parafusos da Nintendo e verificar o selo da Big N no chip, a falsa nunca têm.
Espero ter ajudado com esse post e desejo aos amigos colecionadores que não recebam "brindes" de péssimo gosto como esse em suas compras.

Até a próxima,

Fqsob -NRELIC

8 comentários:

  1. Essas dicas são altamente importantes pra qualquer um que deseja ser um colecionador! Valeu pelas dicas =D

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas onde comprar jogos originais? Mercado Livre e ebay tem muita pirataria e ta dificil de confiar, na eStarland.com tem alguns, mas os que eu quero eles não tem, alguem aí sabe onde comprar os pokemons fire red e green leaf originais?

    ResponderExcluir
  3. eu queria um game boy advance mas não encontrei nenhum.
    gostei da sua coleção de pokemon em outro post e tambem obrigado por me explicar como diferenciar se encontrar o game boy já sei ver se o jogo é piraa ou original!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse tópico está desatualizado. Existem alguns genéricos com o logo da Nintendo no chip sim. Inclusive que salvam por chip. Acessei o blog por acaso, mas a comparação com a versão brasileira do jogo traz diferenças pra versão americana. Sem falar que existe uma versão desse jogo em que utilizam a caixa da versão australiana.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui enganado no ML, comprando o Super Mario World e o Mario Kart pirateados. Eu imaginava que a caixa era falsa, mas fiquei surpreso ao saber que os cartuchinhos também são. Pelo menos paguei 60 reais em tudo.

    ResponderExcluir
  6. Tem mais uma coisa, quando se conecta cartuchos piratas ao Pokemon Xd do Game Cube os mesmos não transferem dados para o console de mesa. Experiência própria.

    ResponderExcluir
  7. Tem mais uma coisa, quando se conecta cartuchos piratas ao Pokemon Xd do Game Cube os mesmos não transferem dados para o console de mesa. Experiência própria.

    ResponderExcluir
  8. isso é o que eu chamo de fresco kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir